terça-feira, 27 de maio de 2014

Atividade - A origem das cidades na Mesopotâmia.

Em sala, foi apresentado o mito de Dumizi e Enkidu em forma de teatro, onde a discussão ao longo da peça se dá em torno da "evolução" que acontece em relação a forma de vida e trabalho, que culmina numa nova forma de viver, passando do nomadismo para o sedentarismo.

Abaixo segue o diálogo apresentado no teatro sobre o mito:

Cena I:Divergências e brigas entre as duas profissões.
Enkidu: Eu tenho a melhor profissão na cidade, e também a mais importante para o nosso povo, você não acha Dumizi?

Dumuzi: Claro que não, é logico que é a minha a profissão mais importante. A sua profissão é apenas a de cuidar dos animais, o que é mais fácil ainda que a minha, a de ser agricultor, você apenas passeia com os animais enquanto eu faço todo o trabalho duro.

Enkidu: O que???

Dumuzi:E mais, eu sou responsável pelo cultivo das inúmeras hortas das quais alimenta as pessoas da cidade, eu conheço o tempo e as estações necessárias para o cultivo de cada um dos alimentos. E além do disso, para ajudar seus animais vivem invadindo minhas hortas e comendo tudo,sempreacabando com meu trabalho.


Enkidu: Bah!!! A não me venha com piadas, meusanimais nunca comem de suas hortas, eu sempre os levo pastar para longe, e quanto a sua profissão ela pode ate ser boa e de grande ajuda, masa minha sim é a mais importante para o nosso povo. Eu não apenas passeio com os animais, eu sou responsável pelos inúmeros rebanhos e dos mais diversos tipos de animais, dos quais nos fornecem a carne, leitee roupas para nos cobrirmos e nos aquecermos no inverno.

Dumuzi: Ainda assim acho que a minha é a melhor e a mais importante. Não sabe o quanto é difícil arar e cuidar deste solo do qual nós vivemos.

Enkidu: E você, não sabe o quanto é difícil encontrar bons pastos para se levar os animais pastarem por aqui?

Cena II:A devoção com a divindade.
Narrador:As diferenças entre estas duas profissões era muito grande, e muitas vezes geravam muitas brigas.
E então um dia, para agradecer pelas boas colheitas e pela segurança dos rebanhos, os irmãos Dumuzi e Enkidu foram ao templo da deusaIshstar, que era a deusa do amor e da guerra dos povos sumérios para agradecê-la.

Dumuzi: Oh grande deusa, obrigado pelas excelentes colheitas que eu pude fazer este ano, em agradecimento a isto eu lhe trago estas frutas e legumes que eu mesmo plantei e colhi com minhas próprias mãos em sua homenagem.

Enkidu: Oh grande deusa, venho também a sua presença agradecer a senhora pelas bênçãos que nos dás-te em saúde e força para meus rebanhos, gerando muitos filhotes, e por isso trago aqui alguns de meus animais como presente a sua grandeza.

- Deusa surge no cenário com os dois personagens.

Deusa: Obrigado pelas oferendas meus filhos, me agrada muito tantos presentes vindo de vocês. Mas o que mais me agrada são os presente vindo de Enkidu, que me presenteaste com a vida de seus animais, um presente muito valioso. Por isto és meu favorito Enkidu!!

Cena III: Inveja de Dumuzi e a morte de Enkidu.

-Narração e Dumuzi matando Enkidu.
(Personagem na cena: Enkiducomeça e Dumuzi entra depois, cena da morte)

Narrador: Com inveja de seu irmão por ter sido escolhido como o favorito pela deusa, e ter seus presentes rejeitados em comparação com os de seu irmão, Dumuzi ficou muito bravo com Enkidu!

Dumuzi:Como Enkidu pode ser o favorito da deusa, meu trabalho é mais importante que o dele, além de ser o mais difícil é o mais honrado.

Narrador: Então num momento de fúria,Dumuzi matou seu irmão Enkidu.

-Enkidu recebe golpe de Dumuzi, grita e cai no chão morto.

Enkidu: AHHHHHHHGGGGGGG

Ato IV (final):Dumuzi é castigado pela Deusa.

- Narração e demonstrar Dumuzi trabalhando em ambas profissões.
(Personagens na Cena: Deusa e Dumuzi)

Narrador:Após Dumuzi ter matado Enkidu ele foi descoberto pela deusa.

-Deusa surge no cenário.

Deusa: Como pode fazer isto ao seu irmão, agora não tenho escolha a não ser castiga-lo, e por isto terás que trabalhar também na profissão que era de teu irmão, para compensar o mal que fizeste e aprender o valor do trabalho dos outros.

Narrador: Após a deusa falar com Dumuzi, ela desapareceu deixando ele ali sozinho.
 _________________________________________________________

Agora, com a o mito de Dumuzi e Enkidu fresco na memória, leiam, imaginem e formulem um final para esse mito. Como vocês acham que se sucedeu o fim dessa história? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário